terça-feira, 27 de abril de 2010

Longe da excelência

O brasil, um país emergente, enfrenta o problema de uma grande parte da população, jovens e adultos, terem aversão ao estudo. O fato de muitos não se interessarem em estudar e consequentemente de adquirir conhecimentos, resulta em altos índices de analfabetismo, repetência e evasão escolar nas estatísticas brasileiras.
No Brasil o grande dilema, em relação a educação, é fazer com que os alunos tenham interesse de ir à escola com o intuito de aprender, problema que ainda não foi solucionado. Para amenizar o problema da falta de vontade de estudar dos alunos foi feito o Plano Nacional de Educação para 2010, que infelizmente não conseguiu ter êxito em suas metas. O fato do Brasil e o restante dos países subdesenvolvidos enfrentarem grandes dificuldades em melhorar a educação está em parte ligado ao fato de tem sido colônias, onde a educação era bem restrita, apenas as famílias mais nobres tinham acesso e condições para se formarem. Fato esse que se prolonga até os dias de hoje, onde famílias com melhores condições conseguem ter uma melhor educação.
Para aumentar a qualidade de ensino no Brasil, deveria ser feito pelas próprias escolas uma maior interatividade entres professores, pais e alunos com a intenção de melhorar o rendimento dos estudantes. Para "prender" o alunoi a escola, professores deveriam elaborar aulas mais dinâmicas, ou seja, não apenas teoria, mas também trabalhar o conteúdo na prática. Deveria ser feito pelos governantes escolas em regiões mais distantes das cidades, aumentando o interesse dos alunos já que não precisariam mais viajar por longas horas até chegar ao colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário